O BENDER-SISTEMA DE PONTUAÇÃO GRADUAL: COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO | Autora: Fernanda Otoni da Silva – Coautora: Ariela Raissa Lima Costa

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 710

Autora: Fernanda Otoni da Silva
Coautora: Ariela Raissa Lima Costa

Conteúdo:
Entre os anos de 1932 e 1938, Lauretta Bender desenvolveu um método, o Teste Gestáltico Visomotor de Bender, que consistia na cópia de figuras gestálticas objetivando avaliar a maturação neurológica de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Porém, a autora não propôs um sistema de correção para o mesmo o que contribuiu para que o desenvolvimento de diversos sistemas de correção. No Brasil, um dos principais sistemas de avaliação visomotora é o Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). A avaliação de tal habilidade é essencial no desenvolvimento de indivíduos, visto que está associada a aspectos como percepção visual, capacidade motora, linguagem, memória, conceitos temporais e espaciais, e a aspectos como capacidade de organização e representação. Para tanto, o objetivo do mini-curso é capacitar acadêmicos e profissionais a respeito da teoria e utilização do Bender-SPG.

Conteúdo: Origem do Bender; os diferentes sistemas; associação com outras habilidades como inteligência, memória e atenção; normas de aplicação; normas para correção e interpretação

Recursos didáticos:.data-show; folhas sulfite; régua e lápis.

Referências: Bender, L. (1955). Test Gestáltico Visomotor ? Usos y Aplicaciones Clinicas [Visomotor Gestalt Test – clinical uses y applications] (6nd ed.). Buenos Aires: Paidós. Kacero, E (2013). Test Gestaltico Visomotor de Bender: uma “”puesta em espacio”” de figuras [Bender visual-motor Gestalt Test: a “”mise in space”” figures](1ª ed.). Buenos Aires: Lugar Editorial. Koppitz, E. M. (1989). O Teste Gestáltico de Bender para crianças [The Bender Gestalt Test for children]. Porto Alegre: Artes Médicas. Sisto, F. F., Noronha, A. P. & Santos, A. A. A. (2005). Manual Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) [Manual Bender – Gradual Scoring System (B-SPG)]. São Paulo: Vetor. Outros Autores: Ariela Raíssa da Lima Costa arielalima10@gmail.com Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica, pela Universidade São Francisco – USF”

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica